BEM VINDO À MATRIX

(Imagem: Reprodução)
Matrix, o filme, tem sido considerado como um dos maiores sucessos do cinema. De acordo com o site Netsaber, o filme conta a história de um rapaz chamado “Neo”, que possuía um emprego em uma empresa de programas para computador e a noite era um hacker. No entanto, ele era daqueles que adorava invadir a vida alheia. Um dia ele encontra uma jovem chamada Trinity, que o leva a um homem misterioso chamado Morpheu que já o procurava há algum tempo. Esse misterioso homem informa a Neo que não se está no fim do século XX, e sim duzentos anos à frente. Como?
Entre 1999 e o começo do século seguinte, a humanidade conseguiu finalmente criar máquinas dotadas de inteligência artificial. Inicialmente elas foram usadas para nos auxiliar em atividades perigosas ou desagradáveis. As chamadas AIs, (Inteligências Artificiais), foram então se aperfeiçoando e ficando cada vez mais parecidas com os seres humanos. Em algum momento do século XXI elas tornaram-se mais poderosas do que os homens e não aceitavam mais serem submissas.
Uma guerra entre máquinas e humanos foi deflagrada. O único ponto fraco do inimigo é que, da mesma maneira que as máquinas atuais, as AIs também precisavam de energia. No caso, solar. Em uma tentativa desesperada, a humanidade detonou seu arsenal de bombas atômicas para que o Sol fosse encoberto. Infelizmente, as máquinas descobriram que o corpo humano também pode ser usado como fonte de energia. Os seres humanos foram aprisionados em casulos onde sua energia é retirada por meio de tubos ligados aos corpos. Eles ficam adormecidos do nascimento até à morte. Sempre que é preciso, novos homens são gerados artificialmente. Quando morrem, seus corpos são reprocessados para se tornarem como alimento intra-venal dos ainda vivos.

(Imagem: Reprodução)

Matrix é o nome do gigantesco programa de computador que nos manteria adormecidos. Como a mente humana precisa ser mantida funcionando, ele transmite diretamente aos cérebros uma espécie de mundo virtual, inexistente, ambientado no ano de 1999. Esse mundo é justamente onde Neo e todo o resto da humanidade pensam que vivem. Ou seja: viveríamos todos em um sonho, em uma realidade virtual gerada por computadores.
Alguns críticos já fizeram comparações da ideia do filme comparando-o com o Mito da Caverna de Platão na Filosofia. Entretanto, ao analisarmos o filme Matrix, e estabelecermos suas similaridades com a política brasileira encontraremos quase todos, senão todos os personagens e acontecimentos do filme além de situações parecidas com o nosso cotidiano político.

Neo, Trinity e Morpheu, heróis do filme
(Imagem: Reprodução)

Neo, Trinity e Morpheu os heróis do filme, representariam aquele brasileiro, que consegue enxergar o pano de fundo da política brasileira, a saber, a Matrix. Nesse caso, são aqueles brasileiros que tentam auxiliar as outras pessoas a lutarem a se libertarem do o sistema Matrix, como no mito da caverna de Platão, retirá-los da caverna, e, na política brasileira ensinar o brasileiro a digerir as informações e se libertar dos meios de comunicação de massa.

Os nossos Smiths Lula e Cia e o Smith vilão do filme
(Imagem: Reprodução)
No nosso sistema “Matrix,” os programas que protegem o sistema são os políticos corruptos. O “oráculo,” é o indivíduo que possui todas as respostas, isto é, o governo Norte Americano, leia-se E.U.A. Finalmente o “chaveiro,” aquele que abre todas as portas, é o F.M.I.
O maior problema da “Matrix Brasil” é que: Aqueles que possuem todas as respostas para todas as perguntas e todas as chaves para abrir todas as portas são também nossos principais carrascos. Eles financiam Matrix Brasil. Se quisermos nos libertar de Matrix teremos de nos libertar deles também. 

Oráculo e Chaveiro, personagens do filme Matrix     Barack Obama e FMI, protagonistas de 'Matrix Brasil'
(Imagem: Reprodução)

Enquanto o sistema funciona, o povão é alimentado pela mídia, assim como no filme, dentro de um casulo todo “entubado”, ou seja, acreditando e vendo o que a câmera filma. Recebem alimentação e sensações através dos tubos. Acreditam estar a par da realidade informada pelos meios de comunicação de massa. Quando o sistema falha, sempre é colocado algum tipo de entretenimento para persuadi-lo e proteger Matrix. (A novela Passione, o Big Brother Brasil, Malhação, a Fazenda, Campeonato Brasileiro, o caso: “Isabela Nardoni”, os mineiros do Chile...).
O que gostaria de saber é quando chegará o dia em que o sistema “Matrix Brasil” chegará ao fim. Afinal de contas, a ficção tem se misturado com a realidade aos olhos de quem analisa as mais íntimas relações de poder dos bastidores da política brasileira. Há que se considerar ainda que, para que “a nossa Matrix” seja destruída torna-se necessário que se liberte todos os aprisionados, isto é, os brasileiros que acreditam em tudo que o sistema produz.
Por fim, o episódio 03: “Matrix Brasil Revolution?”.
Será que um dia chegaremos ao fim dessa nossa triste trilogia de Matrix? Que os nossos “Neo,” “Trinity” e “Morpheu” nos ajudem... pois a messe é grande, poucos são os escolhidos e a grande maioria não quer ser libertada dos casulos...

0 comentários:

Postar um comentário